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Empresas de notícias canadenses processam a OpenAI


Um grupo de empresas canadenses de notícias e mídia entrou com uma ação na sexta-feira (29) contra a OpenAI, alegando que o fabricante do ChatGPT infringiu seus direitos autorais e enriqueceu injustamente às suas custas.


As empresas por trás do processo incluem o Toronto Star, a Canadian Broadcasting Corporation, o Globe and Mail e outras que buscam obter danos monetários e proibir a OpenAI de fazer uso de seu trabalho.


As empresas de notícias disseram que a OpenAI usou conteúdo extraído de seus sites para treinar os grandes modelos de linguagem que alimentam o ChatGPT – conteúdo que é "o produto de imenso tempo, esforço e custo em nome das empresas de mídia de notícias e seus jornalistas, editores e funcionários".


As empresas escreveram em seu processo que "em vez de procurar obter as informações legalmente, a OpenAI optou por se apropriar descaradamente da valiosa propriedade intelectual das News Media Companies e convertê-la para seus próprios usos, incluindo usos comerciais, sem consentimento ou consideração".

A OpenAI também está enfrentando processos de direitos autorais do The New York Times, New York Daily News, criadores do YouTube e autores, incluindo a comediante Sarah Silverman.


Embora a OpenAI tenha assinado acordos de licenciamento com editoras como The Associated Press, Axel Springer e Le Monde, as empresas por trás do novo processo disseram que "nunca receberam da OpenAI qualquer forma de consideração, incluindo pagamento, em troca do uso de suas obras pela OpenAI".


Um porta-voz da OpenAI disse em um comunicado que o ChatGPT é usado por "centenas de milhões de pessoas em todo o mundo ... para melhorar suas vidas diárias, inspirar criatividade e resolver problemas difíceis" e que seus modelos são "treinados em dados disponíveis publicamente, baseados no uso justo e nos princípios internacionais de direitos autorais relacionados que são justos para os criadores e apoiam a inovação".


"Colaboramos estreitamente com os editores de notícias, inclusive na exibição, atribuição e links para seu conteúdo na pesquisa do ChatGPT, e oferecemos maneiras fáceis de desativar, caso assim o desejem", disse o porta-voz.

Este novo processo ocorre logo depois que o Tow Center for Digital Journalism da Universidade de Columbia publicou um estudo descobrindo que "nenhum editor - independentemente do grau de afiliação com a OpenAI - foi poupado de representações imprecisas de seu conteúdo no ChatGPT".

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